
Sobre
O Águas do Futuro é um programa da Artesano Urbanismo juntamente com a Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, com o objetivo de realizar a conservação da água por meio da Educação.
O projeto Piloto aconteceu entre o ano de 2020, e 2022, na época as reuniões precisaram ser online, as novas escolas, agora no Jardim Miriam já estão recebendo as oficinas pessoalmente. O projeto é realizado pela Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Campinas e pelo Instituto Artesano para o Desenvolvimento Sustentável. O Projeto começa na nascente localizada no empreendimento Artesano Galleria, e segue pelo Córrego São Quirino até o Ribeirão Anhumas, que dá nome à bacia atingida.
História
Onde Nasce o Projeto
O projeto nasce a partir de um diagnóstico que a empresa Artesano Urbanismo realizou, e onde detectou que seu futuro empreendimento Artesano Galeria localizava-se próximo a uma área de manancial e que um dos afluentes do córrego São Quirino, tinha sua nascente dentro do empreendimento. Ao mesmo tempo a Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável em seu plano de Ação contra as Mudanças Climáticas, tinha esse projeto como um dos seus objetivos. Juntando os dois desejos, nasce a parceria para o programa Águas do Futuro, cujo piloto acontece na Bacia do Ribeirão Anhumas, no córrego São Quirino.

Primeira Escola
A partir do córrego São Quirino, a primeira escola a ser envolvida no projeto foi a Escola Estadual Professora Eunice Virginia Ramos Navarro, que tem o córrego passando atrás da sua sede.
Os alunos desenvolveram um plano para intervir no córrego que estava com muito lixo espalhado. Eles colocaram cartazes de sensibilização e isso deu certo.
Houve redução do lixo jogado no local.
Além disto, o cuidado com a escola também foi abordado, e o projeto contemplou melhorias, horta, entre outras ações físicas trazendo espaços interessantes para serem utilizados, bem como o cultivo de algumas frutiferas.


Mais Escolas e Mais Impactos
O projeto de Educação Ambiental é realizado pelo departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Campinas junto com o Instituto Artesano para o Desenvolvimento Sustentável.
Cerca de 300 alunos já foram sensibilizados para as questões da água, e da necessidade de cuidar dos recursos hídricos da cidade.
Mais 3 escolas dentro do Jardim Miriam, começaram a participar do projeto em setembro de 2023. Com estas escolas, chegamos ao Ribeirão Anhumas, que é o principal afluente da bacia que começou a ser trabalhada a partir da nascente do empreendimento da Artesano.
